O dia 13 de setembro de 2024 foi marcante para a Educação Inclusiva do Sul Fluminense. Em torno de 300 pessoas, entre profissionais de educação, gestores, estudantes e interessados estiveram presentes no I Encontro de Educação Inclusiva das Escolas Públicas do Sul Fluminense, realizado pela ADR Sul Fluminense em parceria com o UniFOA e com apoio do SEBRAE/RJ.
O evento aconteceu no Campus Olezio Galotti do UniFOA e desde a chegada dos participantes, pode-se observar que seria um momento especial de troca de experiências, debates e contribuições.
Quando perguntado sobre a expectativa para o evento, o Professor Fernando Vitorino, diretor do Eixo Educação, disse: “A expectativa é muito grande, pois foram 350 profissionais de educação da região que se propuseram a tratar da Educação Inclusiva de forma coletiva. Cabe ressaltar o compromisso, o interesse e a boa vontade de todos que estão aqui, mais uma vez de forma voluntária”.
No Auditório Willian Monachesi, após a abertura oficial, foram apresentados dois painéis: o primeiro, apresentado pela Professora Doutora Ivanete de Oliveira, tratou do que é inclusão, a diferença entre inclusão e integração e as raízes do preconceito. O segundo teve a participação do consultor de Educação Empreendedora do SEBRAE, Márcio Cerbella Freire, tratando da participação ativa do aprendizado focado no aluno e na comunicação efetiva, assertiva e não violenta.
Segundo Luciana da Costa, gestora do Centro UEMAR, da SME de Resende, “Foi um prazer participar desse grande evento significativo para a área da inclusão, apresentando o nosso trabalho sobre recursos visuais para alunos com autismo. É um marco na questão da inclusão, porque a gente pode aprofundar debates, aprofundar ideias e ações em relação à educação inclusiva do nosso sul do estado.”
Terminada esta etapa, os presentes foram divididos em 4 eixos temáticos e puderam conhecer e debater, em cada um destes, os trabalhos aprovados na fase inicial do encontro. Os trabalhos aprovados foram:
EIXO | TRABALHOS |
PRÁTICAS DE SALA DE AULA | Laboratório de Libras Sonia Coutinho |
Os recursos visuais na prática pedagógica para alunos com o transtorno do espectro autista | |
Serviço de Apoio Pedagógico para a escolarização de alunos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista | |
Sala Especializada em Transtorno do Espectro Autista nível três de suporte e outras especificidades | |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES | Construindo Pontes: Um olhar sobre a inclusão |
Estratégias para a Inclusão de Alunos Surdos nas Escolas | |
A arte como veículo transformador: Num fazer de muitas mãos | |
PRÁTICA DE GESTÃO | Centro Especializado Multidisciplinar de Atendimento à Infância e à Adolescência: Excelência em Saúde e Educação |
AEE Preventivo e Seus Benefícios no Cotidiano Escolar | |
Projeto Elos | |
SALA DE REURSOS MULTIFUNCIONAIS | Rede Inclusiva: Transformando Escolas para Todos |
Atendimento Educacional Especializado Itinerante em Creches e nas Unidades de Área Rural-1 | |
Da Teoria à Prática: Fortalecendo o AEE nas Salas de Recursos Multifuncionais |
Para Marlisa Garcia, gestora do programa Gente Eficiente, “Foi gratificante poder participar do primeiro encontro de educação inclusiva das escolas públicas do Sul Fluminense, apresentando um dos projetos que temos aqui no programa Gente Eficiente do município de Resende, a arte como o veículo transformador do fazer de muitas mãos. A ação pedagógica precisa ser uma constância misturada de sensibilidade, estratégia, planejamento e muito amor. E assim foi o nosso projeto”.
Retornando ao auditório, o coordenador de cada eixo temático explanou a todos os presentes as conclusões e proposições sobre cada um dos temas.
A Magnífica Reitora Ivanete de Oliveira fez o fechamento, esclarecendo que o próximo passo será a formulação de um documento final com propostas de políticas públicas para Educação Inclusiva a ser apresentada às prefeituras da região.
O encerramento foi uma mera formalidade, pois as trocas e avaliações, seguiram efusivas. O professor de AIE da SME de Pinheiral disse: “Estar com todos os municípios da região é muito importante para a troca de experiência, para que a gente possa conhecer a realidade de outros locais, o que se aplica a nós, então, de toda forma, foi muito gratificante participar desse momento e de muito crescimento pessoal e profissional.” O professor de educação especializada também de Pinheiral, Thiago, comentou: “Foi muito gratificante, um momento único, participar dessa troca de experiências com o grupo ADR e todas as escolas aqui do município”. A pedagoga Frances da Equipe Multidisciplinar concluiu: “A gente agradece a participação, a troca que aconteceu. Foi muito importante para nós da SME de Pinheiral e aguardamos os próximos encontros.”