Mais de 300 gestores de escolas públicas recebem Certificado de Capacitação no PDDE – Programa Dinheiro Direto nas Escolas.

O Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr, da Prefeitura de Volta Redonda, recebeu na tarde da última quinta-feira, dia 10 de outubro de 2024, mais de 400 pessoas entre gestores de escolas públicas, representantes de instituições empresarias, empresários, representantes do SEBRAE, voluntários e associados da ADR para celebrar mais uma conquista que vai impactar no desenvolvimento de nossa região.

O diretor Do Eixo Educação, Fernando Vitorino, relembrou: “Em novembro de 2023, conheci o Programa através da Coordenadora Regional do SEBRAE, Paola Tenchini, que me convidou a participar de uma apresentação que falava da experiência do município de Cordeiro/RJ. Levei a ideia para os voluntários do Eixo Educação que abraçaram de imediato. Trabalhamos bastante e hoje estamos aqui, entregando a primeira fase com este auditório lotado e mais de 300 gestores capacitados.”.

Foi o evento de encerramento da primeira fase, com a certificação dos participantes, e o lançamento da segunda etapa onde haverá  iniciativas junto a empresários e a comunidade. O PDDE é uma política pública que visa transferir recursos financeiros diretamente às escolas públicas. Estes recursos vêm do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e podem ser utilizados para dar agilidade na compra de materiais didáticos, pedagógicos e outros e também para contratação de serviços de reforma e manutenção de instalações escolares.

Segundo Gleidson Gomes, presidente da CDL de Barra Mansa: “A CDL Barra Mansa acredita que  se pode aproximar as escolas do pequeno comerciante que é o principal objetivo, e colocarmos uma ponte que leva diretamente o dinheiro a quem realmente precisa vender, porque hoje existem algumas dificuldades, a primeira que é a escola ter acesso à verba e também informar esta possibilidade ao comerciante, que acredita que é muito difícil fornecer para estas escolas; então, quando temos inciativas como esta, conseguimos estreitar o relacionamento e ter a venda direta para o comerciante.”.

Durante a apresentação de Marcelle Rodrigues dos Santos, da Coordenação de Inovação em Governos e Articulação Institucional do SEBRAE RJ, foi mostrado que, na primeira fase do Programa, participaram 08 municípios de nossa região. Para se ter uma ideia, em recursos recebidos pelas escolas destes municípios foram quase R$ 2.100.000,00 (dois milhões e cem mil reais), além dos recursos remanescentes na casa de R$ 1.840.000 (um milhão, oitocentos e quarenta mil reais), totalizando quase quatro milhões de reais que podem circular em nossa economia local.

De acordo com Viviane Gonçalves, Secretária de Desenvolvimento Econômico de Porto Real: “É um trabalho muito importante porque ajuda a fomentar o comércio da cidade e também traz muita praticidade para as escolas, porque todo material necessário vai estar mais perto do aluno. A comunidade local pode se ajudar muito, o comércio ajuda a escola, a escola ajuda o comércio, a renda no município vai sendo fomentada e é bom pra todo mundo.”.

Durante o evento foi disponibilizada a nova “landing page” que permitirá o cadastro dos fornecedores locais para fornecimento de materiais e serviços às escolas.

Roseli da Silva Botelho, diretora da Creche Municipal Tempo de Criança, ressaltou: “Eu já utilizava os recursos do PDEDE desde 2013 em outra escola em que fui diretora. Utilizo também na creche. No início tive algumas dificuldades mas agora, com este curso, melhorou bastante o entendimento e o conhecimento acerca da utilização dos recursos do PDDE.”.

Na segunda fase do projeto acontecerá também a capacitação dos empresários locais para melhor prepará-los para os eventuais fornecimentos às escolas.

Eliane Dornelas, diretora da Escola Municipal Algodão Doce da Prefeitura Municipal de Resende, complementou: “Foi fundamental o apoio da ADR e do SEBRAE no curso que nós fizemos. Esclareceu muitas dúvidas; como poderemos empregar os recursos, onde faremos os orçamentos, como vamos gerenciar isto. Foi muito bom, será de grande valia para o nosso desenvolvimento no dia a dia.”.

Antes da confraternização, quando foi possível ver o engajamento, a alegria e a troca de experiências entre os participantes dos municípios da região, foi feita a diplomação e entrega dos certificados aos gestores que concluíram a formação.

Resumindo os ganhos da integração entre a ADR e o SEBRAE e o resultado para a comunidade local, Tyto Ryff, Gerente de Políticas Públicas do SEBRAE/RJ, concluiu: “A participação de representantes de toda a sociedade é fundamental para o êxito de um programa deste tipo. Eu acho que quanto maior a integração, a relação, das escolas com a comunidade, melhor é o desempenho destas escolas. Sabemos que para que uma escola funcione bem, para que a educação seja de boa qualidade, precisamos de bons professores, diretores, material didático adequado, boa pedagogia e que a escola também precisa ser estar bem conservada, ter sua infraestrutura bem mantida. Recorrer às micro e pequenas empresas locais para fazer a manutenção destas escolas é muito importante pois estes recursos irão girar na própria comunidade gerando mais emprego e renda, criando uma relação de proximidade criando na comunidade o sentimento de pertencimento e cuidado com aquela escola.”.

Compartilhar
Precisa de ajuda?