Tudo começou com a aplicação da metodologia LIDER – Lideranças para o Desenvolvimento Regional aplicado pelo SEBRAE na região do Médio Paraíba Fluminense. Nossa região foi a primeira do Estado do Rio de Janeiro a receber esta iniciativa.
Após a escolha de um pouco mais de 40 representantes das 12 prefeituras, de entidades de classe patronais, do terceiro setor e das instituições de ensino regionais, o grupo foi reunido em 12 encontros para aplicação da metodologia.
Ao final deste encontros foram criados grupos de trabalhos focados nos 4 eixos escolhidos: Educação, Mobilidade, Tecnologia e Turismo e um pequeno grupo para gerir os trabalhos, o conselho gestor.
Em 2018 foi entregue à sociedade, uma agenda de ações e objetivos, discutida ainda na primeira fase, em um evento que recebeu mais de 400 pessoas no Auditório da UniFoa em Três Poços.
Com o tempo e a necessidade de se formalizar este trabalho, os voluntários que seguiram trabalhando após a primeira etapa, resolveram institucionalizar o movimento, criando em 2019 a Agência Lider de Desenvolvimento Regional do Vale Médio Paraíba.
Em 2023, numa ação de modernização da nossa marca, o SEBRAE, um parceiro de grande valor, presenteou a ADR com uma trabalho de reformulação da marca. Surgia assim a ADR Sul Fluminense, que segue incansável na busca pelo desenvolvimento, humano, social e sustentável da nossa região.
Foco – A ADR Sul Fluminense atende a 12 municípios: Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença, Vassouras e Volta Redonda. A região possui quase 1 milhão de habitantes, o que corresponde a 5,5% do total do estado do Rio de Janeiro, sendo a 7ª maior densidade demográfica (141 hab./km2) entre as demais regiões do estado.