O evento Transformar Juntos, promovido e realizado pelo SEBRAE entre 09 e 11 de julho de 2024, em Brasília, reuniu diversos atores responsáveis pela transformação das realidades locais, autoridades municipais e estaduais, gestores públicos, agentes de desenvolvimento e lideranças locais de todo o país.
A ADR Sul Fluminense participou efetivamente de dois momentos do encontro. Na sua primeira participação, no Painel Potencializando Políticas Públicas e Territórios com Inteligência de Dados e Avaliação de Resultados, na quarta-feira, dia 10 de junho, após a apresentação da ex-Secretária Nacional do Planejamento, no Ministério do Planejamento e Orçamento, Leany Lemos, que apresentou métodos e ferramentas de sucesso, como o PPA 24-27, e da apresentação de Beatriz Pinheiro, mestre em economia pela UFF e Coordenadora Executiva dos cursos lato sensu da FGV ECMI, que palestrou sobre a plataforma DataMPE e os mecanismos de monitoramento e avaliação para medir impacto, o Presidente da ADR Sul Fluminense, Péricles Aguiar, apresentou o modelo de governança da agência, que, pautado no Planejamento Anual e no monitoramento contínuo das ações contidas na Agenda 2030, se tornou um caso de sucesso e referência no Desenvolvimento dos Territórios Empreendedores.
No último dia do evento, já no Painel Desenvolvimento Territorial: Liderança e Estratégias para a Transformação Regional, que aconteceu na plenária principal, Péricles falou sobre os principais desafios da ADR no início da sua trajetória, assim como da importância das primeiras entregas, tais como inserir demandas no Edital de Concessão da Rodovia Presidente Dutra, capacitação de gestores de escolas públicas e a implantação do Circuito de Cicloturismo.
“A nossa participação foi muito proveitosa, pois além de criarmos novos laços para a ADR, foi possível observar as formas de atuação das demais agências e trocar experiências com outros territórios. Foi extraordinária a oportunidade de compartilharmos com as demais agências a importância de valorizar o PLANO/AGENDA desenvolvido durante a fase de coesão, pois é a execução desta Agenda que traz para a ADR a credibilidade junto aos seus associados e, consequentemente, junto à sociedade local”, comentou Péricles Aguiar.
Outros dois associados estiveram presentes no evento: Osvaldo Cianato e o nosso Conselheiro Fiscal, Emílio Castro. Segundo Emílio: “Foi uma experiência muito bacana poder participar de várias palestras e conhecer um pouco mais sobre voluntarismo e associativismo e perceber que tem tudo a ver com o que estamos praticando aqui na nossa região através da ADR Sul Fluminense. Foi importante também, como sócio fundador da ADR, ter a certeza da representatividade e do reconhecimento do trabalho de qualidade realizado pela nossa agência, tanto pelo SEBRAE quanto pelo outros Territórios Empreendedores.”
O coordenador nacional dos Territórios Empreendedores do Sebrae, André Ligorio, destacou: “A ADR Sul Fluminense é uma referência nacional de governança territorial organizada. O Território Empreendedor Médio Paraíba, sem dúvida alguma, materializa os principais objetivos desse movimento do Sebrae: uma governança coesa, com um projeto de futuro, que segue implementando dia a dia os projetos que foram cuidadosamente pensados para promover a qualidade de vida e a melhoria do ambiente de negócios. O circuito de cicloturismo criado pelo grupo é um exemplo prático que fomenta a economia, promove a região, incentiva o esporte, reforçando o pertencimento e promovendo a qualidade de vida da população.”
A analista do SEBRAE Nacional, Jaqueline Moreno, pontuou: “Foi ótimo contar com a participação da ADR Sul Fluminense no painel Potencializando Políticas Públicas e Territórios com Inteligência de Dados e Avaliação de Resultados. O presidente Péricles Aguiar compartilhou a experiência da agência na definição de indicadores e metas claras na elaboração da agenda de desenvolvimento, além das metodologias e sistemas utilizados para o monitoramento e avaliação de resultados. Certamente, o público saiu inspirado a adotar essas boas práticas nas intervenções territoriais Brasil afora.”