Barra do Piraí (RJ), 03 de Outubro de 2025 — Em um momento crucial para a infraestrutura regional, a ADR Sul Fluminense (Agência de Desenvolvimento Regional) em parceria com a FECOMERCIO e o SISICOMÈRCIO de Barra do Pirai, promoveram hoje um encontro de alto impacto em Barra do Piraí, reunindo líderes, empresários e a sociedade civil para debater os “Desafios e Perspectivas da BR-393”. O evento, reforçou a importância da mobilização social e da colaboração associativa para traçar o futuro dessa importante artéria logística da região.
Participação Cidadã no Centro do Debate
Com o recente e complexo cenário da caducidade da concessão da BR-393 (Rodovia do Aço), que gerou instabilidade na prestação de serviços essenciais e na manutenção da via, exigindo a intervenção do Governo Federal e a consequente assunção pelo DNIT, com reviravoltas judiciais, a urgência de uma discussão transparente e colaborativa se fez necessária. O Sul Fluminense não pode esperar.
A reunião de hoje não apenas reconheceu os desafios imediatos impostos pela saída da concessionária, mas principalmente buscou construir uma visão de futuro, centrada nas necessidades de quem vive, trabalha e utiliza a rodovia.
O encontro foi estruturado em duas pautas centrais e inadiáveis:
- Ações Emergenciais: Foco na busca por soluções imediatas para minimizar os impactos da transição na gestão da rodovia, garantindo a segurança e a fluidez do tráfego.
- Modelagem da Próxima Concessão: Um esforço essencial para o levantamento de demandas qualificadas da sociedade civil e do setor produtivo, que serão cruciais para a elaboração do projeto da próxima concessão da BR-393. Esta é a oportunidade de garantir que o novo modelo atenda, de fato, às carências de mobilidade e logística da nossa região.
“ JÁ PAGAMOS PEDÁGIO POR 16 ANOS, AS OBRAS DESTA CONCESSÃO DEVERIAM ESTAR CONCLUÍDAS EM 2021, ALÉM DE NÃO RECEBERMOS TODOS OS INVESTIMENTOS NA TOTALIDADE, AGORA ESTAMOS SEM OS SERVIÇOS BÁSICOS E ESSENCIAIS PARA UM TRÁFEGO SEGURO. FALTAM MANUTENÇÃO, ROÇADA, AMBULÂNCIA, GUINCHO, CONTROLE DE ANIMAIS, DENTRE OUTROS” comentou Péricles Aguiar presidente da ADR SUL FLUMINENSE.
Além dos investimentos previstos na concessão que teve início em 2008 que não foram concluídos, tem outro ponto relevante abordado no encontro, a falta de investimento do DNIT no Rio de Janeiro, considerando que a malha rodoviária federal no Estado é uma das menores da União, pouco mais de 250 km, os recursos aportados são muito reduzidos.
“CERCA DE 85% DAS RODOVIAS FEDERAIS NOS ESTADO SÃO CONCESSIONADAS, OU SEJA, A UNIÃO MAIS RECEBE DO QUE INVESTE NO RIO DE JANEIRO, POIS A CONCESSÃO GERA RECEITAS, IMPOSTOS, CHEGOU O MOMENTO DO DNIT OLHAR COM MAIS ATENÇÃO PARA NOSSA REGIÃO” afirmou Delmo Pinho – assessor daFecomércio.

Representatividade e Força Associativa
A pluralidade de vozes marcou o evento, demonstrando a força e a coesão da região. Estiveram presentes diversas entidades e representantes de empresas, evidenciando o engajamento do setor produtivo.
A esfera pública foi amplamente representada por secretários municipais de diferentes cidades, e a importância política do tema foi sublinhada pela presença da prefeita anfitriã, Katia Miki, de Barra do Piraí, que reforçou o compromisso com a pauta e foi muito objetiva “PRECISAMOS DE UMA MOBILIZAÇÃO POLITICA URGENTE COM APOIO DOS PREFEITOS DA REGIÃO DA AEMERJ E DE DEPUTADOS FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, ME COMPROMETO A FAZER ESSA ARTICULAÇÃO, É UMA QUESTÃO ESSENCIAL NÃO SÓ PARA BARRA DO PIRAÍ, MAS UM PAUTA REGIONAL COM ABRANGÊNCIA NACIONAL.”
O tom profissional e agregador pautou todas as discussões. A mensagem é clara: a solução para os desafios logísticos e de mobilidade da BR-393 passa, inegavelmente, pela participação colaborativa. A união de forças entre a ADR Sul Fluminense, Fecomércio RJ, Firjan e os diversos stakeholders regionais é a chave para transformar a crise da caducidade em uma oportunidade de um novo começo, com um projeto de concessão mais robusto e alinhado às expectativas.
Seu Papel na Transformação
A BR-393 é mais do que uma via de passagem; é peça fundamental na engrenagem do desenvolvimento econômico e social do Sul Fluminense. O tráfego de cargas e pessoas depende da sua qualidade e eficiência. Não podemos permitir que a instabilidade recente comprometa o crescimento da região.
O Presidente do SICOMERCIO, Jorge Guilherme Aiex, destacou que “O COMÉRCIO DO MUNICÍPIO ESTÁ SENDO MUITO AFETADO, O TRANSPORTE DE CARGAS ESTÁ MAIS LENTO, DEVIDO AS CONDIÇÕES DA RODOVIA, CHEGANDO ATÉ MESMO IMPACTAR NOS VALORES DOS FRETES”
Este é o momento de agir! A modelagem da próxima concessão é o ponto de inflexão. É a chance de exigir serviços melhores, obras estruturais necessárias e um compromisso real com a manutenção e segurança.
Atenção, usuário da BR-393, empresário, morador, e líder comunitário!
A ADR Sul Fluminense, através do seu Eixo Mobilidade e Logística, sob a coordenação do Engº Bueno Torrent, se compromete a ser o canal para que sua voz seja ouvida no processo de modelagem da próxima concessão. Queremos transformar as suas sugestões em demandas oficiais.

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Acesse o site da ADR Sul Fluminense (adrsulfluminense.org.br) e contribua com a modelagem da BR-393. Juntos, buscaremos o caminho para que a nova Rodovia do Aço seja, de fato, a Rodovia do Desenvolvimento.