No final de semana de 20 e 21/04/2024, o Eixo Turismo da ADR e o CIRCUITO, Circuito de Cicloturismo da Região Sul Fluminense, desenvolvido pelo próprio Eixo em parceria com o SEBRAE/RJ, reuniu ciclistas e amantes da natureza para conhecerem um pouco mais da nossa região através de passeios ciclísticos. A região escolhida foi um trecho deste CIRCUITO, que fica entre os municípios de Quatis/RJ e Resende/RJ.
O passeio de bike começou por Falcão, distrito de Quatis/RJ, passou por Fumaça, distrito de Resende/RJ, e Espraiado, distrito de Passa Vinte/MG, retornado a Falcão.
No sábado, depois da saída de Falcão, os turistas passaram pela vila de Fumaça e subiram até a Cachoeira da Fumaça, a maior cachoeira em volume de água do Estado do Rio de Janeiro. Ali foram presenteados com um piquenique com vários itens da gastronomia de nossa região, tais como pães, broas e outras delícias fabricados e cedidos da Vila do Trigo de Resende, queijos, geleias e pastinhas, fornecidos pelo Empório Rural de Valença, e fabricado por produtores locais, tal como o queijo Pérola Negra do Du’Vale Queijos de Valença/RJ. Foi um momento de muita interação e conversas sobre tudo que nossa região pode oferecer em termos de cicloturismo, turismo gastronômico, histórico e de experiências.
Depois o pedal seguiu para Minas Gerais, cruzando literalmente por dentro do Rio Preto, parte que os cliclistas curtiram muito….
Já dentro do território mineiro, bem na divisa com o Estado do Rio, que é feita justamente pelo Rio Preto, o passeio seguiu parando nas Corredeiras do Santa Rosa, na Vila do Espraiado e na Prainha do Cacau, passando pelo Portal de Passa Vinte/MG, seguindo pela rodovia RJ-159 até Falcão e depois até a Vila de Fumaça. Todo este trajeto é conhecido como “Volta do Espraiado – sentido horário”.
No sábado à noite, foi a vez de curtir forró na Vila da Fumaça e depois descansar na Pousada São Judas Tadeu.
O domingão começou cedo e o pessoal aproveitou a feirinha de produtos locais de artesanato e gastronomia na Vila da Fumaça.
Todo o planejamento deste final de semana teve a participação voluntária e ativa do Silas Romanha, proprietário da Bike Tour Agulhas Negras, que foi também o guia dos passeios nos dois dias.
Agradecemos imensamente a todos que tornaram possível esta realização em especial a Vila do Trigo, Empório Rural e a Bike Tour Agulhas Negras, sem esquecer dos associados e voluntários da ADR que participaram efetivamente da organização, Denyse Singulani, Mariane Carraro e Regina Mouffron.