Municípios da Região Sul Fluminense firmam Pacto Regional pela Educação Inclusiva

O evento reforça a parceria estratégica entre o Eixo Educação da ADR Sul Fluminense e o Sebrae

A cidade de Quatis sediou, no dia 27 de junho de 2025, o encontro decisivo para o fortalecimento da educação inclusiva na Região Sul Fluminense. O evento, promovido pelo Eixo Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul Fluminense, reuniu representantes de 13 municípios, além dos 12 municípios cobertos pela ADR, Mendes também esteve presente.

O ponto central da reunião foi a assinatura simbólica da Carta de Adesão ao Pacto Regional pela Educação Inclusiva, um compromisso conjunto entre os municípios para desenvolver políticas e ações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência no ambiente escolar. A iniciativa é resultado de um trabalho coletivo iniciado após o Encontro Regional de Educação Inclusiva realizado em 2024, no Centro Universitário de Volta Redonda, que reuniu cerca de 400 participantes de toda a região.

“O momento foi de suma importância. Os municípios assumiram por meio de seus secretários, o compromisso de alcançar metas até 2029 e promover melhorias significativas para estes e para a região em geral. O grupo pretende fomentar o aprofundamento nos temas sensíveis que envolvem a área e apresentar proposições para o fortalecimento dos sistemas públicos de ensino. Contamos com a parceria e o apoio de todos para construirmos juntos uma educação mais inclusiva.”, explicou a professora Ednéia, gestora de Educação Inclusiva na Secretaria de Educação de Piraí e membro da equipe articuladora dos gestores de Educação Inclusiva dos municípios da nossa região.

O evento contou com a presença de vários secretários municipais de Educação e técnicos das redes municipais e ensino.

Logo cedo, os participantes puderam interagir durante o “Café com Prosa”. Na sequência, aconteceu a abertura oficial e em seguida foi apresentado o projeto “A Senha da Inclusão é o Afeto”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Quatis.

Logo depois, aconteceu um dos momentos mais aguardados, a apresentação do documento do Pacto pela Educação Inclusiva da Região Sul Fluminense, com relatos de boas práticas dos municípios participantes e a formalização da adesão conjunta à iniciativa.

Segundo a professora Gisele, diretora do Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Educação de Quatis, comentou que “Nos sentimos muito honrados em sediar este encontro, um momento tão emblemático para a Educação Especial e Inclusiva de nosso município e de todos os municípios da região que participaram do encontro. A Carta de Adesão ao Pacto pela Educação Inclusiva assinada simbolicamente, não é apenas um papel, mas representa um compromisso real dos gestores dos municípios parceiros que acreditam que a inclusão é o caminho para uma educação mais justa e humanizada. Unir os municípios em prol da inclusão é uma iniciativa muito louvável e através deste pacto, acreditamos que grandes avanços vão acontecer na Educação Especial e Inclusiva na região.”

O encontro também reforçou a parceria estratégica entre o Eixo Educação da ADR Sul Fluminense e a Educação Empreendedora do Sebrae, que vem apoiando diversas frentes de trabalho voltadas à educação empreendedora e à gestão escolar. Projetos como o ALI Educação (Agente Local de Inovação), consultorias do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), e o PGE (Programa de Gestão Escolar) estão sendo desenvolvidos em municípios como Volta Redonda e integram o movimento coletivo da região em prol de uma educação mais inclusiva, inovadora e eficiente.

“Esse pacto é fruto de um trabalho que vem sendo construído a várias mãos, respeitando as realidades de cada município, mas com um olhar regional para um desafio que é comum a todos: garantir o direito à educação de qualidade para todos os alunos, especialmente aqueles com deficiência”, destaca Fernando Vitorino, diretor do Eixo Educação da ADR Sul Fluminense.

O Pacto pela Educação Inclusiva representa um marco importante para a construção de uma rede de apoio e colaboração entre as secretarias municipais, promovendo ações integradas e sustentáveis com foco na inclusão e na equidade educacional.

Compartilhar