A reunião entre representantes da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e o Presidente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) do Rio de Janeiro, Engenheiro Pedro Ramos, intermediada pelo Deputado Estadual Tande Vieira, selou um acordo para atender as demandas do Sul Fluminense.
Isso indica um compromisso mútuo em trabalhar na melhoria da infraestrutura viária da região.
Participaram também da reunião o presidente da ADR, Péricles Aguiar, o coordenador de Mobilidade e Logística, Bueno Torrent, e o Prefeito de Rio Claro, Babton Biondi.
“NOSSO PRINCIPAL PLEITO FOI SOLICITAR ELABORAÇÃO DO PROJETO E ORÇAMENTO DA OBRA DE IMPLANTAÇÃO DE 03 TRECHOS FUNDAMENTAIS PARA CONCLUIR A INTERLIGAÇÃO ENTRE ESSES MUNICÍPIOS” destacou Péricles.
Os trechos apontados são divididos da seguinte forma, o primeiro inicia no Polo Industrial de Resende, próximo à Nissan, seguindo até a o entroncamento da RJ 159; já mais adiante seria criado o segundo trecho, referente ao anel viário de Quatis que interligará a RJ 159 à
RJ 142, onde se inicia o terceiro trecho, pavimentando a importante RJ 142 (Quatis x Amparo).
O Coordenador do Eixo, Bueno Torrent, frisou a importância do segundo trecho “É FUNDAMENTAL A CRIAÇÃO DO ANEL VIÁRIO DE QUATIS, PRESERVANDO O MUNICÍPIO E FACILITANDO A UTILIZAÇÃO DA ROTA ALTERNATIVA. RECORDO QUE O PREFEITO DE QUATIS, ALUÍSIO D’ELLIAS, DESTACOU ESSE PONTO NA AUDIÊNCIA PÚBLICA.” sendo que o próprio DER, através da sua 5ª residência – Barra Mansa, já efetuou o levantamento preliminar para esse trajeto.
Sem rodeios, o Presidente do DER-RJ rebateu “COLOCAREMOS A EQUIPE DE TOPOGRAFIA PARA INICIAR OS LEVANTAMENTOS DE CAMPO E CONCATENAR COM DIVERSOS DADOS JÁ APONTADOS PELA 5ª RESIDÊNCIA.” Ele ainda ressaltou que todos os esforços estão sendo destinados para a recuperação da RJ 127, em Paracambi.
Na sequência o Prefeito de Rio Claro, solicitou UM OLHAR ESPECIAL PARA RJ-149 (Passa Três x Mangaratiba) que sofreu várias avarias com as chuvas ocorridas no local, pleiteando recursos do Estado para recuperação imediata do referido local.
Já no final da reunião, o Deputado Tande Vieira também enfatizou a necessidade dos SERVIÇOS DE CAPINA E ROÇADA, PRINCIPALMENTE NA RJ 163 QUE INTERLIGA A DUTRA ATÉ VISCONDE DE MAUÁ, além de outros pedidos pontuais de melhorias para as RJ’s do Sul Fluminense.
Na terça feira, que antecedeu a reunião, dia 16/04, o Eixo Mobilidade fez uma apresentação dessa demanda para a Comissão de Logística do Cluster Automotivo do Sul Fluminense, que através do seu Coordenador Alexandre Florenzano, PARABENIZOU O TRABALHO DA ADR E AINDA RATIFICOU TOTAL APOIO ÀS NOSSAS DEMANDAS NO SETOR LOGÍSTICO.
Com esse acordo, espera-se que os projetos de INTERLIGAÇÃO ENTRE RESENDE E VOLTA REDONDA avancem, possibilitando uma alternativa viável de deslocamento que não dependa exclusivamente da BR-116. Isso pode contribuir significativamente para reduzir o previsível congestionamento na rodovia, que ocorrerá durante as obras de ampliação de capacidade na Rodovia Presidente Dutra e consequentemente, melhorar a mobilidade na região.